Personalização: o poder dos artigos personalizados no marketing digital

Lojas Online, Personalização
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O aumento do número de lojas online criou nos empreendedores a necessidade de serem mais inovadores na apresentação de artigos. Afinal, é essencial que consigam cativar os seus públicos e conseguirem diferenciar-se da sua concorrência. Neste artigo partilho contigo qual é o papel que os artigos personalizados e a customização da oferta têm nos negócios online: quem sabe, isso não desperte em ti várias ideias para dinamizares o teu negócio digital.

Fica a conhecer mais sobre as mudanças que o digital provocou no comércio e, claro, vou dar-te alguns exemplos de setores que têm a ganhar com a venda de artigos personalizados. Espero que isso te ajude a expandires a tua mente à volta desta possibilidade!

As mudanças que aconteceram no comércio

Com a massificação das grandes superfícies e pela tendência cada vez maior para a digitalização das estruturas comerciais, o comércio sofreu alterações muito intensas ao longo das últimas décadas.

O avanço das novas tecnologias permitiu que as lojas físicas pudessem estar também no online, o que lhes possibilita aumentar a proximidade com o consumidor. E claro, nestes últimos anos vimos também lojas que nasceram com a internet e que têm uma existência exclusivamente digital. 

Esta realidade levou a que muitas pessoas encontrassem nas lojas e nos negócios digitais a sua atividade profissional havendo também, por isso, um aumento no número de empreendedores digitais que trabalha com venda de produtos através de plataformas de e-commerce.

Ter uma loja online já não é por si só um elemento diferenciador.

Apesar de muito em voga, o comércio digital está a enfrentar neste momento vários desafios, motivados por um mercado altamente saturado e global, onde se torna complexo o processo de apresentação da marca às pessoas e de fidelização dos clientes.

Nesse sentido, se estás a criar a tua loja online, é essencial que, no momento de criares e apresentares o teu negócio online, consigas garantir que a tua loja online tem pontos de destaque diferenciadores para que, entre as várias opções disponíveis na internet, os clientes se sintam compelidos a escolher o teu negócio.

Embora existam vários passos neste processo, onde não pode ser esquecida a identidade da marca ou o marketing e as suas dinâmicas diversificadas, os produtos que integrares na tua loja também terão um papel fundamental na captação, cativação e retenção do teu cliente.

Exigente e com acesso a mais produtos do que nunca, o consumidor é mais crítico e está mais propenso a estabelecer comparações entre as várias lojas que conhece. Apostares em artigos que permitam a personalização pode ajudar a melhorar as tuas vendas e a criar uma posição de diferenciação única.

Um exemplo dessa personalização são os empreendedores que apostam em fazer mockups para a sua loja online. Isso permite que estas lojas e empreendedores se dirijam de forma mais individualizada a cada um dos seus clientes, criando com estes uma relação positiva de proximidade. Continua a ler para conheceres mais setores onde este tipo de personalização de produtos pode ajudar a aumentar as vendas.

Como usar artigos personalizados em negócios e lojas online?

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Roupas, acessórios e outros artigos personalizados

A estampagem de roupa e de acessórios pode ajudar na conquista dos clientes. Um grande aspeto psicológico do digital nos dias de hoje é que todos os clientes gostam de se sentir únicos.

Sendo as roupas um elemento importante da individualidade de cada um, utilizar roupas únicas e feitas especificamente para corresponder à personalidade, aos gostos e aos ideais de cada pessoa, é algo que a maioria dos consumidores encara de forma positiva.

Se incluires mockups para t-shirts ou outras peças de roupa na tua loja online, estás a posicionar-te para comunicares de forma mais personalizada aos gostos de cada pessoa que chega ao teu site, originando um interesse maior nos consumidores.

Indústria da beleza

Vanguardista na ideia de personalizar as vendas, o mercado de produtos de beleza sabe que pode ganhar ao oferecer experiências personalizadas aos seus clientes.

No caso desta indústria, mais do que a personalização das embalagens – que também é possível e desejável – torna-se interessante a orientação do marketing para as caraterísticas do cliente.

A beleza é um conceito amplo e para cada tipo de beleza é possível oferecer opções distintas. Pode ser algo tão simples como ter paletes de sombras de olhos divididas pela tonalidade dos olhos do cliente ou sugestões para o batom certo para cada tonalidade de pele.

Indo mais longe, podes ainda apostar num marketing orientado com tutoriais onde mostras como se usa os produtos, ensinando as várias técnicas de uma forma mais personalizada. Se explicares como o cliente, consoante as suas características individuais, pode tirar o máximo partido de cada produto, estás a posicionar o teu conteúdo de uma forma diferenciada.

Objetos do quotidiano

Todos nós queremos sentir-nos únicos e diferentes, e passa também pelos objetos que usamos no dia-a-dia. Este desejo abre espaço para que se possa personalizar artigos tão diversos como louças, capas de telemóvel ou cadernos.

A necessidade de sentirmos a nossa individualidade e personalidade expressas através dos nossos objetos quotidianos faz com que sintamos um grande apelo por todo o tipo de objeto que transmite, de forma mais ou menos direta, esses traços que são tão nossos.

Se tiveres a oportunidade de incluir este tipo de objetos estampáveis com frases, cores, padrões ou imagens, certamente terás uma maior capacidade de atingir o cliente, fazendo com que este desenvolva um maior interesse pela tua loja online.

Produtos para animais

Os nossos companheiros de quatro patas são igualmente importantes para a nossa definição enquanto indivíduos. Por isso, é natural que os seus donos gostem que também eles tenham artigos personalizados.

Apostar em artigos para animais personalizáveis com os seus nomes ou com outros elementos passíveis de serem escolhidos pelos donos irá aumentar a procura pela sua loja online.

Em conclusão, ter uma loja online já não é por si só um elemento diferenciador. É essencial que no processo estratégico dos produtos que ofereces e vendes penses em como é que os podes diferenciar de todas as outras escolhas que estão, literalmente, à frente do teu cliente. A possibilidade de personalização, ao mexer com a individualidade, com a unicidade e com as emoções é uma forma relativamente fácil e eficaz para, mesmo num oceano cheio de concorrentes, te consigas destacar.

Trabalha por conta própria e remotamente desde 2015. É a fundadora também do Nomadismo Digital Portugal. Curiosa por natureza, passa demasiado tempo a questionar-se sobre o futuro das coisas. Vive hoje na Califórnia, em Silicon Valley, onde vê os seus questionamentos a materializarem-se bem mais rápido do que alguma vez imaginara.

Krystel Leal
Krystel Leal
Trabalha por conta própria e remotamente desde 2015. É a fundadora também do Nomadismo Digital Portugal. Curiosa por natureza, passa demasiado tempo a questionar-se sobre o futuro das coisas. Vive hoje na Califórnia, em Silicon Valley, onde vê os seus questionamentos a materializarem-se bem mais rápido do que alguma vez imaginara.
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