E-commerce é um dos termos mais falados na Internet. Muitos sabem que significa “transação comercial”, mas não são assim tantos que conhecem todas as potencialidades e vantagens de ter uma loja online.
Fazer compras online é uma verdadeira tendência e o número de pessoas que faz compras online cresce todos os anos. Números da Associação da Economia Digital (ACEPI) indicam que 30% da população faz compras via Internet e estima que esse valor poderá chegará aos 60% em 2025.
O mercado de lojas online e do e-commerce não é só reservado a grandes marcas e lojas com nome no mercado. Qualquer pessoa, com as ferramentas certas, pode abrir uma loja online e começar um negócio digital que pode ser gerido de forma remota.
O que significa a palavra e-commerce?
E-commerce significa uma transação online comercial. Ou seja, é o uso dos meios digitais para realizar transações comerciais. Na maioria dos casos, fala-se de e-commerce para falar da venda de produtos pela internet, mas este termo pode ser usado para falar de todos os mecanismos de compra e venda pela internet, seja de produtos, como de serviços.
Planeamento para começar no e-commerce
Existem muitas formas de ganhar dinheiro pela Internet mas não é por existirem vários caminhos e possibilidades que estas devem ser seguidas de forma impulsiva.
Antes de começares um projeto digital como uma loja de e-commerce, analisa o mercado.
A menos que queiras abrir uma loja que vende um pouco de tudo, é indispensável analisares o mercado para perceberes que tipos de produtos ainda não são comercializados em massa e para os quais pode existir procura.
Planeamento é uma das palavras chave do sucesso de um negócio: não passes a correr essa fase!
Aprende as bases do e-commerce
Criar uma loja online é fácil: existem várias plataformas de criação rápida de lojas online como o WooCommerce, o Shopify ou o TicTail que te permitem, com apenas alguns cliques, por a tua loja online ativa!
No entanto, o sucesso de uma loja online vai mais além do que a plataforma e apresentação da loja em si.
É preciso perceberes como funcionam os sistemas de vendas e pagamentos online, os envios, que formas de marketing existem e são melhores para conquistar clientes e, claro, precisarás de conhecer a política legal que envolve a venda de produtos online.
Para isso, podes fazer cursos online que te ensinam as bases de um negócio de e-commerce:
- Como Montar sua Loja Virtual – O Mapa Completo do E-commerce (em português)
- Crie Uma Loja Virtual com WordPress e WooCommerce (em português)
- How to Create, Make and build an Online Ecommerce Store (em inglês)
- Build a Dropship Empire From Scratch. The Proven Blueprint (em inglês)
Vantagens e desvantagens de uma loja online
Começar um negócio de e-commerce significa que vais criar uma loja online, nos quais pessoas irão comprar produtos que querem receber.
Os problemas ligados ao envio, entrega e recepção de produtos comprados online são um dos maiores problemas do mercado de e-commerce.
Evita que os teus clientes tenham estes problemas e assegura-te que ainda antes de abrires uma loja online, sabes exatamente como vai funcionar o envio dos produtos que vende, seja em regime de dropshipping ou não.
As maiores desvantagens de uma loja online e projeto de e-commerce é convencer o público de que os produtos são realmente de qualidade e que vão responder a uma necessidade que eles têm.
É preciso criar uma estratégia de marketing e de comunicação que consiga transmitir confiança, credibilidade e segurança a quem arrisca fazer a compra.
Já as vantagens de abrir uma loja online são também variadas:
- é muito fácil começar uma loja online – seja através do WordPress, com a ferramenta WooCommerce ou através de plataformas “prontas a usar” como o Shopify, qualquer pessoa pode começar a dar os primeiros passos no e-commerce;
- para quem comercializar algum produto, abrir uma loja online é bem mais barato que abrir uma loja física;
- a loja online está disponível 24 horas e é acessível a partir de qualquer lugar do mundo, o que expande em muito o público alvo da mesma.
Conclusão
Abrir uma loja online, seja com stock ou em regime de dropshipping, é uma forma de trabalhar de forma remota e graças à Internet.
Antes de começares a pensar no teu projeto de e-commerce, descobre quais são os melhores produtos para comercializares e qual a melhor estratégia de comunicação para transmitires a mensagem certa ao teu potencial cliente.