Recomendações

Acesso rápido

Nesta página partilho contigo algumas das ferramentas, aplicações, conteúdos, filmes e livros relacionados com trabalho remoto e digital.

Esta página é atualizada regularmente, sempre que achar pertinente e interessante recomendar-te alguma coisa. A última vez que atualizei esta página foi 29 de agosto de 2020.

Nota: alguns links são links de afiliados. Lê mais aqui sobre esta questão.

Digital

Alojamentos e domínios

O Nomadismo está alojado no seu próprio servidor individual da AWS. No entanto, esta solução não é a que recomendo a quem está a começar e a quem pretende algo simples e fácil de gerir.

Os alojamentos e plataformas que recomendo abaixo são os que recomendo aos meus clientes e que utilizo diariamente em outros projetos. Têm o meu selo de recomendação para quem está a começar e procura alojamentos seguros, fiáveis e completos.

SiteGround

Usei durante vários anos o SiteGround e recomendo muito para quem está a começar. Neste tutorial de criação de blog, explico como podes começar o teu site ou blog no SiteGround.

Namecheap

Para além do SiteGround, também recomendo o Namecheap para quem está a começar um projeto digital e não tem muito orçamento para investir. Excelente relação qualidade/preço!

WordPress

Para projetos de conteúdos, incluíndo o Nomadismo, uso e recomendo sempre usar o WordPress instalado diretamente no servidor. Estas ferramentas e plugins que recomendo são os que uso no Nomadismo.

Elementor

O Elementor é um plugin de construção de páginas para WordPress que, no caso do Nomadismo, uso para construir algumas páginas estáticas e landing pages. É ótimo para criar bases visuais do que tens tão claro na tua mente.

WP Rocket

Para a questão do cache e da performance do Nomadismo, uso o plugin premium WP Rocket. Antes deste já experimentei dezenas de plugins de cache, e este é o que melhora mesmo a performance do meu site. Gosto tanto dele que o ofereço nos sites que crio para muitos dos meus clientes.

Email Marketing

Buttondown Email

Já experimentei dezenas de ferramentas de email marketing e hoje, para o Nomadismo, opto por usar o Buttondown. É simples, não tem muitas funcionalidades, mas para o que preciso (enviar newsletters!) chega perfeitamente. A razão principal de optar por esta ferramenta é a preocupação com a privacidade do criador (eu) e, sobretudo, dos subscritores.

ConvertKit

Usei durante mais de 4 anos o ConvertKit e sei que é a ferramenta de email marketing para a qual vou voltar quando precisar de algo mais complexo. Se tens um projeto que necessita de segmentar os teus subscritores e criar automatismos, o ConvertKit é a opção perfeita para ti.

Gestão de Projetos

Airtable

Se tivesse que escolher apenas uma ferramenta digital para organizar tudo, sem dúvida que a minha escolha seria o Airtable. Uso o Airtable para organizar faturas, finanças, dados, informações de conteúdo, partilhas com equipas, planos de viagem, e até formulários e inquéritos – faço tudo isso no Airtable!

MindNode

Adoro fazer mapas mentais para organizar ideias e estruturar associações de ideias. É uma ferramenta que uso muito para planear projetos e estratégias e, para isso, uso a ferramenta MindNode que para além de ser super fácil e intuitiva, faz também mapas mentais muito bonitos no final.

Ulysees

O Ulysees é a ferramenta que uso para escrever todos os conteúdos que faço, seja para o Nomadismo, para conteúdos de clientes, para newsletters... é uma ferramenta que permite um foco total e uma organização super boa para uma escrita produtiva.

Segurança Digital

lastpass logo

LastPass

O encriptador e cofre de passwords que uso há, pelo menos, 5 anos. É seguro, prático, sincroniza rápido, fácil de utilizar e permite guardar passwords de forma segura, criá-las de forma complexa e ainda partilhá-las com outras pessoas.

Brave

O Brave é o browser que uso no meu dia a dia.Permite uma navegação mais privada (se configurares os filtros de bloqueio de trackers) e rápida – com um carregamento das páginas mais rápido.

NordVPN

Sempre que me conecto a uma rede pública, uso uma VPN. Escusado será dizer que, como trabalhadora remota, isso acontece muitas vezes. A NordVPN é a que uso, tanto no computador, como no telemóvel.

ProtonMail

A minha vontade de minimizar o consumo de produtos assinados pela Google fez com que tivesse que procurar uma alternativa ao Gmail. Hoje tenho os meus emails (pessoal e profissional) no Protonmail, um serviço de email seguro e encriptado.

Quotidiano

  • Não consumas estes conteúdos apenas porque eu os recomendo. Lê, vê e ouve porque queres genuinamente explorar esse tema. Não vale a pena perdermos tempo com coisas pelas quais não temos interesse, apenas para sermos ovelhas de um rebanho. Lê, vê e ouve o que te interessa a ti, o que alimenta e fortalece as tuas áreas de interesse;
  • Não coloco aqui os meus livros, filmes, documentários, séries e podcasts favoritos de todos os tempos – apenas os que acredito que tiveram ou têm um impacto direto no que sou enquanto profissional;
  • Não vou deixar nenhum comentário adicional para não influenciar a tua experiência;
  • Nem todas as recomendações são relacionadas diretamente com empreendedorismo. Nem precisam de ser para me impactar enquanto alguém que trabalha por conta própria. Por exemplo, nos livros, o Pela Estrada Fora do Kerouac ou o A Sombra do Vento do Carlos Ruiz Zafón fizeram-me (literalmente) pôr a mochila às costas e viver a vontade de viajar; O Raparigas como Nós fez-me fazer as pazes com a Krystel mais jovem e fortaleceu a minha personalidade;
  • Mais uma vez, escolhe por ti, pelo o que te interessa fortalecer – se assim não for, não vale muito a pena.

Livros

  • Clica em cima de cada uma das capas para veres o link direto do livro na Wook. No caso dos livros estrangeiros, sempre que encontrei, coloquei os títulos em Português (apesar de aconselhar, sempre que possível, a leitura na língua original do livro).

Filmes, Documentários e Séries

  • Clica em cima de cada uma das capas para veres o link direto para o filme/série ou para a página do mesmo na IMDB.

Podcasts

Viagens

SafetyWing

Quando viajo para fora do país onde tenho seguro de saúde, subscrevo sempre um seguro. Isto não deve ser visto como um "luxo" – por exemplo, já me aconteceu partir um dente no estrangeiro e foi tão bom não ter que pagar o tratamento porque tinha um seguro. Isto já para não falar na ajuda que é teres uma empresa a quem possas ligar em caso de problema num país onde não conheces o sistema ou, algumas vezes, a língua.

Recomendo o Safety Wing para todos os nómadas digitais e trabalhadores remotos que viajam – seja uma viagem curta ou longa, este seguro é flexível e muito, muito fácil de utilizar.

Airbnb

Dispensa apresentações, certo? Quando estou à procura de alojamentos, o Airbnb é normalmente o primeiro site que visito. Depois, se não encontrar um sítio que me roube o coração, faço uma lista dos que achar interessantes, e dou uma vista de olhos nos sites que indico abaixo. Usa este link para receberes um crédito na tua primeira reserva.

Nota: Também podes reservar experiências no Airbnb! Já reservei experiências em Los Angeles, em Portland e em Nova Iorque e adoro conhecer a cidade que estou a visitar de uma forma original e diferente.

Booking

Nem sempre fico em Airbnb's ou em espaços de Coliving. Às vezes encontro a melhor opção em Hotéis ou Pousadas. Para este tipo de pesquisa, uso sempre o Booking. É um site que já conheço os "truques", os filtros e como encontrar os melhores preços e opções.

Outsite

Quando faço viagens onde quero trabalhar, ser produtiva e conhecer outros trabalhadores remotos, tento optar por espaços de coliving (espaços desenhados para combinar alojamento e trabalho). Sei que há vários espaços de coliving, mas desde há vários anos que tenho optado pelo Outsite por estar presente em cidades que visito. Já experimentei todos os espaços deles de Los Angeles, e até já visitei e fiquei uma noite no espaço deles em Lisboa. Usa este link para receberes um crédito de $50 na tua primeira reserva.

Equipamento de Trabalho

  • O que coloco aqui é mesmo o que tenho e uso no meu dia a dia. Não são produtos que acho que possa converter mais ou possam parecer bem – são mesmo os que uso.
Share on facebook
Partilha no Facebook
Share on twitter
Partilha no Twitter
Share on linkedin
Partilha no LinkedIn
Share on pinterest
Guarda no Pinterest
Share on whatsapp
Envia no Whatsapp