Como é que te queres lembrar de todas essas passwords?

LastPass - Passwords Seguras

Índice

Passwords. É um dos temas de que mais gosto de falar. Já escrevi um artigo que é um autêntico guia para teres passwords seguras e manteres o teu trabalho seguro. Tenho plena noção de que isto não é um tema apelativo. Mas e se te disser que neste artigo te vou ensinar a usar o LastPass, uma forma gratuita que faz com que precises de saber apenas duas passwords de cor? E isso ao mesmo tempo que garantes que todas as outras estão seguras e encriptadas?

Se te esforças tanto por ter um trabalho bem sucedido ou uma presença online de sucesso, por que raio não te preocupas em proteger esse teu esforço e trabalho?

Passwords inseguras, passwords repetidas em todos os sites (incluindo a do e-mail) e passwords tão fáceis de adivinhar são receita para teres o teu negócio, projeto ou projetos de clientes (que nem são teus!) atacados e destruídos em menos de nada.

Começa hoje a assegurar a tua presença online. E a dos teus clientes. Se queres ser irresponsável e brincar ao risco contigo próprio, tens esse direito. Mas enquanto freelancer, prestador de serviços ou trabalhador remoto tens de garantir que proteges o trabalho dos outros.

Primeiros passos para implementar uma maior segurança online

Começa por ler o guia que escrevi sobre passwords. Nesse artigo peço-te sobretudo para interiorizares a noção de que não deves ter passwords óbvias (nomes de filhos, companheiros, datas de nascimento… todas essas informações sobre ti são encontradas online). Outra noção central é a de que não deves ter passwords iguais entre sites. E se tiveres, por favor, que pelo menos a password do teu e-mail seja única e exclusiva.

Porque é que falo tanto da password do e-mail? Porque, afinal, usas o e-mail para recuperares passwords quando precisas. O e-mail deve ter a password mais única, exclusiva, e deves conseguir lembrar-te dela.

Quanto às restantes, é importante que sejam diferentes. Podes usar um gestor de passwords para isso, algo que te vou explicar neste artigo e vídeo.

No fundo, deverás sobretudo lembrar-te de duas passwords (que devem ser diferentes, complexas e difíceis de adivinhar): a do teu e-mail e a do teu gestor de passwords.

Como começar a usar o gestor de passwords LastPass

Este tutorial aplica-se à versão gratuita do LastPass. Existe um plano pago, que permite criar contactos de emergência para as tuas passwords, partilhar a mesma password com várias pessoas (no plano gratuito só podes partilhá-las com uma pessoa), entre outras funcionalidades. Vê aqui os vários planos do LastPass.

Instalação do LastPass

Instalar a extensão

Começa por instalar a extensão do LastPass no teu navegador. A extensão está disponível para Chrome/Brave, Firefox, Safari, Opera, Internet Explorer, entre outros.

Instalar a aplicação no teu computador

Se usares muitas aplicações e quiseres ter as passwords destas gravadas no teu LastPass, podes instalar a aplicação diretamente no teu computador. Isso permite-te aceder mais rapidamente às passwords, sem precisares de abrir o navegador.

A aplicação está disponível para Windows, Mac e Linux.

Instalar a aplicação no teu telemóvel

Depois de te habituares a ter o LastPass no teu computador, também vais querer ter as passwords no teu telemóvel! A aplicação do LastPass está disponível tanto para Android como para iOS. Isso permite-te teres todas as tuas passwords de todos os sites e aplicações acessíveis também no teu telemóvel.

Criação da tua conta

Depois de instalares a extensão, chegou o momento de criares a tua conta. A chamada Master Password (senha mestre) é a password que precisarás de saber para acederes a todas as tuas outras passwords.

Sendo esta a password que te vai permitir ativar e abrir o teu cofre forte, então, mais uma vez, tal como a do teu e-mail, deve ser uma password de que te lembres. Tem de ser uma password complexa (se possível, mistura maiúsculas, minúsculas, números e símbolos) e que só tu consegues descodificar.

No momento do registo, podes também colocar uma frase de ajuda (lembrete da senha mestre). Essa frase irá aparecer sempre que alguém tentar recuperar a tua password. Por isso, por aparecer para qualquer pessoa, não uses algo óbvio!

O teu cofre forte

Depois do teu registo, irás parar logo ao teu cofre forte. É aqui que vai acontecer toda a magia! Como podes ver, vais poder guardar muita coisa: notas, cartões de créditos, moradas, etc. Vais poder explorar com calma tudo o que o LastPass te permite fazer.

Alterar o idioma para português (ou outro)

No vídeo, mostro como podes alterar o idioma da aplicação, para o caso de ter sido instalada noutra língua que não o português – ou, se quiseres, podes alterar para inglês se ela tiver sido instalada em português. Enfim, tens sete idiomas à tua escolha!

Para isso, basta, no menu lateral, ires a Account Settings (Configurações de conta) e alterares o idioma e, em seguida, atualizares a tua conta. Vais precisar de encerrar a tua sessão e voltar a entrar para a alteração ser aplicada.

Importar passwords

Se tinhas as tuas passwords guardadas no teu navegador (há muita gente que usa o do Chrome/Google ou o do Safari/Apple para guardar as passwords), podes importá-las para o LastPass.

Para isso, basta ires a More Options (Mais opções) – é a última opção do menu lateral – Advanced (Avançado) e depois a Import (Importar).

Na janela que abre vais ver que o LastPass te dá as instruções e o passo a passo para importares passwords de dezenas de sistemas diferentes. Escolhe o teu e segue as instruções dadas.

Se importares passwords, aconselho-te, depois, a ires manualmente a cada um dos respetivos sites e gerares passwords únicas e mais seguras para todos os serviços nos quais estás inscrito e aos quais tens associado o teu e-mail.

Como gerar uma nova password

Chegou o momento de aprenderes a gerar uma nova password, segura, complexa… e da qual nunca precisarás de te lembrar!

Ao fazeres um novo registo num site, quando chegar o momento de criar uma password, usa o teu LastPass. Tens três formas de gerar passwords (que vão, na realidade, todas dar ao mesmo):

  1. diretamente através do cofre forte (clicando no ícone da extensão, selecionando Add Item (Adicionar item) e adicionando manualmente o site, o utilizador e a password);
  2. clicando diretamente no ícone do LastPass que aparece no campo da password, gerando uma password e preenchendo o campo;
  3. ou, a forma que uso, para mim a mais fácil e rápida, clicando com o botão direito no campo da password e selecionando Generate Secure Password (Gerar senha segura).

Vai abrir-se uma janela que te permite gerar uma password. Por norma, coloco sempre uma password com pelo menos 12 caracteres e ativo todas as opções (maiúsculas, minúsculas, números e símbolos). Ao clicares em preencher, ela irá ser automaticamente colocada no campo da password da página do teu registo e irás ver uma notificação do LastPass a pedir-te para adicionares a tua password ao teu cofre forte. Feito! Essa já está!

Como alterar uma password

Para alterares uma password (super útil se colocaste uma não segura, repetida, ou se importaste as tuas passwords e agora queres torná-las complexas), precisas de entrar no respetivo site.

Lá, procura a opção para alterar a password desse site. Ao gerares a nova password usando o LastPass, a própria extensão vai detetar a alteração e vai pedir-te para confirmares a atualização. Assim, a nova password será associada à entrada do teu cofre forte.

Dicas suplementares sobre o LastPass

  • Podes colocar a password do teu e-mail dentro do LastPass. Mas por favor: para o teu e-mail, cria a password mais complexa, memorizável e à qual só tu consigas lá chegar. Se perderes a password do teu LastPass vais precisar do teu e-mail. A password do teu e-mail é mesmo a password mais importante que tens: é através do teu e-mail que é possível aceder aos teus registos de todos os sites e aplicações;
  • Como já tinha dito no guia de passwords seguras, sempre que possível usa métodos de segurança complementares, como a dupla autentificação.

O link para o LastPass é um link de afiliado. No entanto, a ferramenta é gratuita e uma percentagem só reverte para o Nomadismo se decidires fazer upgrade para o plano pago. Nenhum acréscimo de preço final é feito por usares o nosso link.

Krystel Leal
Krystel Leal
Trabalha por conta própria e remotamente desde 2015. É a fundadora também do Nomadismo Digital Portugal. Curiosa por natureza, passa demasiado tempo a questionar-se sobre o futuro das coisas. Vive hoje na Califórnia, em Silicon Valley, onde estuda Futures Thinking e reflete, demasiado, sobre o futuro.

Entra na Comunidade Digital

Partilha as tuas dúvidas, questões e reflexões no fórum privado do Nomadismo
Subscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Subscreve a newsletter e recebe conteúdos exclusivos

A newsletter do Nomadismo não é apenas uma notificação de novos conteúdos. Na newsletter tens acesso a partilhas sobre trabalho remoto por conta própria que não faço faço em mais nenhum outro lugar.

O teu email está seguro e não será vendido ou passado a terceiros. Lê mais sobre na política de privacidade simples de entender do Nomadismo. A qualquer momento podes desinscrever-te da newsletter.
0
Partilha a tua opinião e reflexãox
()
x