Livros sobre empreendedorismo, digital e trabalho remoto

Este site já não está a ser atualizado. A informação deste artigo pode já não ser atual.

Estantes com livros sobre empreendedorismo, trabalho remoto e digital

Índice

Sou o que sou muito pelo que li. As leituras que fiz e faço permitem-me expandir a minha mente. Com as reflexões de outras pessoas consigo muitas vezes deitar abaixo certezas. Com opiniões e partilhas consigo refletir ainda mais sobre as minhas posições e torná-las mais claras.

Há muitos livros de empreendedorismo e outros tantos sobre trabalho remoto e digital. No entanto, o que notei nestes últimos sete anos em que consumo conteúdos sobre estes temas é que muitos dos livros que me impactaram realmente são de outras temáticas. E que bom que é sermos surpreendidos por leituras!

Sem estes livros as coisas poderiam ter sido muito diferentes para mim. E digo para mim porque o impacto que possam provocar noutra pessoa pode ser completamente diferente – e talvez até o oposto.

Nos últimos tempos, tenho evitado ler o que toda a gente lê. Tenho fugido das listas de livros mais lidos. Não porque ache que esses livros não são bons ou que não tenha nada a aprender com eles, mas, sim, porque, se toda a gente os está a ler, isso faz com que toda a gente pense da mesma maneira.

“If you only read the books that everyone else is reading, you can only think what everyone else is thinking.” – Haruki Murakami, Norwegian Wood

Deixo-te aqui mesmo um desafio: se de entre esta lista que te mostro já tiveres ouvido outras pessoas falar de determinado livro, não o leias – por enquanto. Se o tema te interessa, vai procurar um livro sobre esse assunto, mas escrito por outra pessoa e, se possível, com outra visão e posição sobre o assunto.

É na diferença de contextos, de leituras e de reflexões que se gera pensamento único e diferente.

Partilho esta lista contigo porque podes encontrar aqui algum livro que te marque e inspire. Porém, não os leias apenas porque eu disse. Novamente, o impacto de um livro é diferente de pessoa para pessoa. Antes de comprares um livro, questiona se tens mesmo interesse nesse tema e se sentes que é uma área que queres priorizar na tua vida.

Outra coisa relativamente a partilhar o que lemos: mais do que leres, convém entenderes o que lês. Adoro ver pessoas a consumir 40 ou 50 livros por ano, mas já tive conversas com algumas dessas pessoas sobre um desses livros e não conseguimos ter uma conversa sobre o conceito central do livro. Não vale a pena devorares livros se no final não os entenderes.

Apesar de gostar de guardar no meu Goodreads o que leio, a verdade é que me preocupo cada vez menos com os livros em si mas mais com as reflexões e ideias que retiro deles – e que servem para ter mais clareza.

Lê porque queres genuinamente explorar esse tema. Não vale a pena perdermos tempo com coisas pelas quais não temos interesse apenas para sermos ovelhas de um rebanho. Lê o que te interessa a ti, o que alimenta e fortalece as tuas áreas de interesse. Não te preocupes em ler coisas que só servem para alimentar conversas em redes sociais ou porque fica bem dizer no LinkedIn que estás a ler determinado livro.

Os livros que me impactaram

Não coloco aqui os meus livros favoritos de todos os tempos, mas, sim, apenas aqueles que acredito que tiveram ou têm um impacto direto no que sou enquanto profissional. Também não vou deixar nenhum comentário adicional para não influenciar a tua experiência. Ressalvo que nem todas as recomendações estão relacionadas diretamente com empreendedorismo (aliás, nem precisam de estar para me impactarem enquanto pessoa que trabalha por conta própria). Por exemplo, Pela Estrada Fora, de Kerouac, ou A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, fizeram-me (literalmente) pôr a mochila às costas e viver a vontade de viajar; Raparigas como Nós, de Helena Magalhães, fez-me fazer as pazes com a Krystel mais jovem e fortaleceu a minha personalidade e ambição de profissional adulta.

Mais uma vez, escolhe por ti, pelo que te interessa fortalecer. Se assim não for, não vale muito a pena.

Livros sobre empreendedorismo / negócios / trabalho remoto

Livros sobre digital / tecnologia

Livros sobre futurismo / pensamento crítico / filosofia

Livros de ficção / não-ficção / romance

Nota: coloquei os links para a loja portuguesa Wook e tentei procurar os livros na sua tradução para português de Portugal.

Site | + posts

Trabalha por conta própria e remotamente desde 2015. É a fundadora também do Nomadismo Digital Portugal. Curiosa por natureza, passa demasiado tempo a questionar-se sobre o futuro das coisas. Vive hoje na Califórnia, em Silicon Valley, onde estuda Futures Thinking e reflete, demasiado, sobre o futuro.