Nomadismo, o projeto

Acesso rápido

O Nomadismo é hoje uma evolução do Nomadismo Digital Portugal, projeto que nasceu em 2016 e que foi pioneiro em conteúdo sobre trabalho remoto e freelance em Portugal.

Hoje, o projeto Nomadismo é focado em temas mais abrangentes sobre o digital e a tecnologia, mantendo o seu objetivo inicial de ajudar individuais que trabalham remotamente ou que pretendem fazê-lo.

A minha missão com o Nomadismo é falar do digital e da internet de uma forma simples e descomplicada – e ajudar a aumentar a tua literacia digital.

Contexto e História do Nomadismo

O conteúdo do Nomadismo

O objetivo principal do conteúdo publicado e partilhado no Nomadismo é ajudar a aumentar a literacia digital dos leitores, focando os conteúdos sobretudo em profissionais por conta própria, empreendedores e freelancers que trabalhem remotamente.

Por outras palavras, o objetivo é que as pessoas fiquem a entender melhor o que é o digital e a internet.

Esse entendimento ajudará a que alcancem uma maior sustentabilidade nos seus trabalhos e posicionamentos, mas também levará à realização da responsabilidade que têm enquanto individuais na trajetória de temas centrais como a economia, a política e a educação.

O digital não é um mundo à parte: faz parte integrante do mundo, e não entender o que é e o nosso papel nele leva à alienação individual.

Alguns dos temas que abordamos, falamos e partilhamos, são, sendo esta lista não exaustiva:

  • Gestão, criação e entendimento dos dados digitais (abordando temas como políticas de privacidade, controlo de dados por empresas privadas e governamentais, utilização comercial de dados privados, diferença entre plataformas de código aberto (open source) e código fechado, descomplicação de tópicos como segurança financeira, programação, segurança de conteúdo online, direitos autorais em redes sociais, blogs e websites, entre outros);
  • Criação de conteúdo online, via blogging, websites e redes sociais;
  • Comunicação digital, via email (marketing e direct), redes sociais, blogging e websites;
  • Monetização de presença e posicionamento online, seja através de trabalho freelance (prestação de serviços), produtos digitais (eBooks, cursos, sessões, conteúdo, etc), blogging, entre outras de criação digital.

Editorial

O Nomadismo não é um órgão de comunicação social, mas queremos deixar claras as ideias e missão presentes na criação dos nossos conteúdos:

  • O Nomadismo reflete, inspira e incentiva o comportamento empreendedor e desenvolvimento de projetos digitais através da fomentação de uma massa mais consciente, literata, informada e empoderada;
  • O Nomadismo é uma plataforma digital para quem procura conteúdo sobre o digital, trabalho remoto e empreendedorismo sem fórmulas ou instruções generalizadas. O objetivo é a promoção de uma reflexão informada individual, que, quando materializada e integrada no coletivo, permita, não só, a sustentabilidade do negócio da pessoa, mas também a promoção de uma internet e mundo digital mais informado e saudável;
  • O Nomadismo aborda questões do digital, da internet e da tecnologia de uma forma simples e familiar, com o objetivo de aumentar a literacia digital coletiva, mas também para tentar combater e desmistificar a ideia de que o progresso tecnológico é complicado, complexo e/ou negativo;
  • O Nomadismo tenta ao máximo aprender e desenvolver técnicas mais amigas da privacidade, como não usar Google Analytics, trackings de aberturas e cliques em emails ou cookies desnecessários no seu site. Procura também partilhar conteúdos e ferramentas de fonte aberta (open source), comprometendo-se a usá-las sempre que for possível.

A participação coletiva

O projeto Nomadismo pretende ser uma plataforma aberta à colaboração e participação da comunidade interessada nos tópicos abordados.

Através deste formulário de contacto, é possível enviar artigos, ideias ou reflexões que poderão ser publicadas, trabalhadas ou investigadas no Nomadismo.

Sempre que qualquer conteúdo seja desenvolvido ou publicado no seguimento da participação ativa da comunidade, isso será explicitamente inserido no conteúdo (tal com o nome do participante, se assim for esse o desejo do mesmo).

Outra forma de participar de forma ativa no Nomadismo, através de comentários a publicações, presença em diretos e conversas exclusivas e comunicação direta com a equipa, é através da Comunidade.

Estética

Depois de ter vários anos com sites e apresentações esteticamente complexas e completas, o Nomadismo vem trazer, o que espero, uma lufada de ar fresco. Sei que a mim veio!

A estética do Nomadismo é clean, sem elementos visuais desnecessários, sem anúncios visuais, com nenhumas ou limitadas imagens, usando apenas quatro cores primárias.

Afinal, o foco é no conteúdo – não nas distrações.

A fundadora

O Nomadismo é um projeto criado, desenvolvido e assinado pela Krystel Leal.

Formada em Comunicação, trabalha como freelancer desde 2015, ajudando empreendedores, marcas e agências no desenvolvimento das suas presenças e posicionamentos sustentáveis no online.

Desde 2017 que reside na cidade de Palo Alto, na Califórnia (Estados Unidos). Na Califórnia envolveu-se em projetos de empreendedorismo com foco sobretudo na temática do Trabalho do Futuro. Em 2019, no seguimento do seu interesse pela temática da Futurologia (Futures Thinking ou Futurism em Inglês), realizou uma Certificação de Especialização no Institute For The Future, em Palo Alto.

O projeto que fundou em 2016, o Nomadismo Digital Portugal (projeto que deu origem ao atual Nomadismo apresentado neste documento), foi considerado por diversos canais como o projeto pioneiro no tema do trabalho remoto em Portugal, tendo a Krystel sido convidada e citada em dezenas de publicações.

Direitos de Autor

O conteúdo publicado no Nomadismo está protegido por uma licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que te permite:

  • Partilhar o conteúdo do Nomadismo em qualquer suporte ou formato (copiando partes de conteúdos ou artigos, por exemplo);
  • Adaptar, remixar, transformar e criar novos conteúdos a partir de qualquer material do Nomadismo para qualquer fim, mesmo que comercial.

No entanto, ao exerceres estes direitos tens os seguintes deveres e obrigações legais:

  • Atribuição. Deves atribuir sempre o devido crédito ao Nomadismo, colocando um link direto para o conteúdo original ou para esta licença, e indicar se foram feitas alterações no conteúdo original;
  • Não podes utilizar o conteúdo do Nomadismo de uma forma que dê a entender que o Nomadismo apoia, aprovou ou apoia o teu projeto ou conteúdo (a menos que isso tenha sido aprovado ou discutido com a equipa).

Em caso de dúvida, entra em contacto.