Sites para começar a trabalhar online como freelancer ou para uma empresa

Trabalhar online como freelancer em Portugal - pessoa a trabalhar no computador num jardim

Índice

Começar a trabalhar remotamente, seja a trabalhar online como freelancer ou como empregado para uma empresa remota, é sinónimo de explorar um caminho novo.

Trabalhar remotamente, nomeadamente como prestador de serviços online (freelancer) é um dos caminhos mais rápidos para conseguires ter um rendimento constante de forma remota. Claro que essa facilidade e rapidez é sempre proporcional ao esforço e trabalho que cada profissional investe.

Leituras recomendadas:
Freelancer e Prestação de Serviços: O Guia Completo

Saber, no entanto, onde e em que sites se pode começar, é dar um passo para alcançar mais rapidamente o sucesso e satisfação profissional.

Existem muitos sites para começar a trabalhar online como freelancer. Neste artigo encontras uma seleção de sites dedicados exclusivamente ao trabalho remoto, mas também outros que misturam anúncios de trabalho “tradicional” com o freelance e o remoto.

Esta lista está organizada por áreas para facilitar a consulta. A lista começa com as opções que existem de sites de trabalhos freelancer em Portugal e/ou em português.

Sites para trabalhar online / remotamente em português

Comunidade Digital

A Comunidade Digital é uma plataforma que reúne empreendedores e freelancers portugueses, num intuito de colaboração, de entreajuda e de trabalho.

Muitas já foram as parcerias de negócio e de colaboração que foram fechadas através da Comunidade!

Junta-te à nossa comunidade online para empreendedores portugueses clicando aqui!


Zaask

Apesar de pago (é necessário comprares créditos para te candidatares aos projetos) é um excelente site para trabalhos de freelancer em Portugal.

Usa o código kryste0 no momento do teu registo para teres 20% de desconto imediato na compra do teu primeiro plano.

Se já tiveres uma conta no Zaask, podes clicar aqui para usufruir de 20% de desconto na compra do teu próximo plano.


Remote Europe

Apesar de ser em inglês, o Remote Europe é um site criado por três portugueses. Nele podes encontrar ofertas de trabalho remotas abertas a europeus.

Basta procurares pela tua área ou navegares no site para procurares a empresa e trabalho ideais para ti. Clica aqui para visitares o Remote Europe.


Outros sites de freelancer em português


Sites internacionais para trabalhos de freelancer

Upwork

O Upwork é uma plataformas mais utilizadas e populares com mais de 12 milhões de freelancers registados, mais de 5 milhões de clientes e empresas registadas e mais de 3 milhões de anúncios publicados anualmente. Já escrevi várias sobre esta plataforma:


Outras plataformas de serviços online generalistas


Para Programação, Marketing e Design


Para Línguas e Escrita Criativa


Para Ensino

Conheces outros sites nos quais é possível começar a trabalhar online como freelancer? Partilha deixando um comentário neste post!

Trabalha por conta própria e remotamente desde 2015. É a fundadora também do Nomadismo Digital Portugal. Curiosa por natureza, passa demasiado tempo a questionar-se sobre o futuro das coisas. Vive hoje na Califórnia, em Silicon Valley, onde estuda Futures Thinking e reflete, demasiado, sobre o futuro.

Entra na Comunidade Digital

Partilha as tuas dúvidas, questões e reflexões no fórum privado do Nomadismo

15 respostas

  1. Olá Renato! Aconselho-te a criares um portfólio e começar a fazer a networking com empresas relevantes em Portugal. Acredito que o contacto direto com empresas da tua área/nicho pode ser bem mais fácil e bem sucedido do que depender unica e exclusivamente das plataformas online 🙂 podes colocar as tuas reviews da plataforma no teu portfólio para dar mais credibilidade! 🙂

    Abraço nómada!

  2. Olá Krystel. Ótimo conteúdo. Já estou verificando cada um deles. Sou brasileiro mas tenho grande interesse em prestar meus serviços para empresas em Portugal. Sou um desenvolvedor de mídia interativa e normalmente produzo jogos, projetos de gamificação, projetos educativos, treinamento corporativo, entre outros. Atualmente utilizo o site Freelancer.com e tenho ótimas revisões/qualificações registrados lá. Você me indicaria algum caminho? Posso lhe enviar links de projetos que produzi, caso haja interesse em conhecê-los. Agradeço antecipadamente por qualquer orientação.

  3. algum que nao tenhamos que pagar nada? quem garante que nao é fraude? Quando se esta desempregado nao se pode andar gastar dinheiro a toa

    1. Olá Dália,
      A maioria dos sites são 100% gratuitos, tanto o processo de inscrição como de candidatura. As taxas normalmente só entram no momento de pagamento (ou seja, é preciso tê-las em conta quando apresentas as tuas candidaturas). Alguma dúvida com algum site específico?

  4. Pingback: Ser Freelancer…
  5. Muita boa lista, pena o 99 freelas não ter paypal e apenas ter pagseguro, só dá para quem morar no Brasil…

    1. O Brasil ainda tem uma política complicada de pagamentos para o exterior em muitos sites. Também gosto muito da apresentação do 99 freelas, pode ser que em 2017 apareçam novidades nesse sentido de nos facilitar a vida desde lado do oceano! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreve a newsletter e recebe conteúdos exclusivos

A newsletter do Nomadismo não é apenas uma notificação de novos conteúdos. Na newsletter tens acesso a partilhas sobre trabalho remoto por conta própria que não faço faço em mais nenhum outro lugar.

O teu email está seguro e não será vendido ou passado a terceiros. Lê mais sobre na política de privacidade simples de entender do Nomadismo. A qualquer momento podes desinscrever-te da newsletter.