Se em Portugal trabalhar remotamente é ainda uma prática pouco adotada pelas empresas, no estrangeiro o panorama é bem diferente.
Segundo um estudo da Gallup, em 2016 nos Estados Unidos, 43% dos trabalhadores trabalhou a partir de casa – ou de qualquer outro lugar.
Não só o número de pessoas que escolhe trabalhar remotamente tem vindo a aumentar, como também as que assim o querem, fazem-no durante mais tempo.
Trabalhar remotamente tem uma mística especial. Há aqueles que pensam que se trabalha todo o dia de pijama entre a cama e o sofá. Ou aqueles que acham que trabalhar remotamente significa trabalhar apenas uma ou duas horas por dia e o resto do tempo é passado entre esplanadas, passeios e viagens.
Na verdade, trabalhar remotamente pode ser tudo isso. Mas não são só maravilhas!
Vê o vídeo no canal do YouTube do Nomadismo Digital Portugal sobre a minha partilha sobre este tema!
As vantagens e desvantagens de trabalhar remotamente
Sermos o nosso próprio chefe
Não ter ninguém a quem “responder” diretamente ou que esteja sempre atrás de nós o dia todo pode ser uma grande vantagem. Somos os responsáveis do nosso próprio trabalho, dos nossos horários e do nosso espaço.
No entanto, isso também pode se transformar rapidamente numa grande desvantagem. Ao trabalhar remotamente, sobretudo enquanto freelancer, não podemos ligar a dizer que “estamos doente”…pois não temos ninguém para nos substituir!
Trabalhar sem chefe exige uma grande organização e saber antecipar tarefas para que, em caso de imprevisto, seja fácil de gerir a situação.
Não ter dress code
Ao trabalharmos a partir de casa, podemos vestir o que quisermos! Podemos até sair da cama e trabalhar de pijama! A menos que se tenha alguma obrigação de fazer reuniões por videoconferência, não precisamos obrigatoriamente de “estar vestido” para começar a trabalhar.
No entanto, muitos trabalhadores remotos defendem que passar pela rotina normal de preparação (pequeno-almoço + higiene matinal + vestir uma roupa “profissional”) faz com que seja mais fácil ter uma manhã produtiva. A decisão é tua!
Menos contacto social
Um dos principais contras de trabalhar remotamente é a falta de socialização durante o tempo de trabalho.
Ao trabalhares remotamente estarás efetivamente mais tempo sozinho. No entanto, podes seguir várias técnicas que te permitem ter uma vida social quando trabalhas remotamente.
Espaços de co-work, meetups, conferências, eventos… Existem cada vez mais “desculpas” para saíres de casa e socializares com pessoas! Neste vídeo falo precisamente deste aspeto social.
- Podes ler também: Cowork em Lisboa: onde trabalhar na capital portuguesa
- Podes ler também: Quais são os espaços de coworking no Porto?
Podes trabalhar de qualquer lado
Seja de um café, biblioteca, esplanada, jardim ou do teu sofá, tu é que escolhes o sítio no qual queres trabalhar. Se trabalhas melhor de pijama, à luz das velas, a ouvir música ou debaixo de um cobertor, trabalhar remotamente permite-te ter total controlo sobre o teu espaço de trabalho!
Podes mesmo tornar-te um nómada digital a 100% e aproveitares para viajar pelo mundo enquanto trabalhas. Garante só, claro, que tens internet para qualquer lado que vás!
Poupar dinheiro
Trabalhar remotamente é sinónimo de poupar tempo em transportes e no trânsito e, claro, na gasolina e nos passes. Mas estas não são as únicas poupanças que podes ter!
O trabalho remoto permite-te poupar dinheiro nos cafés que tomas a cada pausa, no almoço caro do restaurante do lado ou ainda na roupa que tens que ter e que só usas em ambiente profissional.
Ao poderes escolher o local onde viver, podes também optar se assim o desejares, por cidades mais baratas e com uma melhor qualidade de vida.

Controlo total do teu tempo
Por dia, muitas pessoas chegam a perder 2 horas nos transportes ou no trânsito. Não querendo assustar ninguém, isso significa 40 horas por mês. É mais de um dia perdido por mês só no caminho entre casa e trabalho.
Trabalhar remotamente permite-te ter total controlo do teu tempo e ganhar essas horas. Imagina no que podes fazer nessas duas horas!
Tens mais tempo para ir às compras (quando o supermercado está vazio), levar os filhos à escola, passar mais tempo com os teus amigos e família, etc.
Ao teres controlo total do teu tempo, vais poder também aproveitar melhor locais e serviços que, em outros momentos, são caóticos.
A calma de fazer compras ao final da manhã, de ir aos correios a meio da tarde ou fazer desporto quando o ginásio está vazio, são pequenos prazeres que só quem trabalha remotamente consegue desfrutar.
Ganhas tempo e qualidade de vida!
Estilo de vida mais saudável
Trabalhar remotamente permite-te estares em casa e teres mais tempo para fazeres refeições mais saudáveis.
Podes aproveitar para testar novas receitas e comeres sempre comida fresca. Para além de teres mais tempo e disposição para cozinhar, trabalhar remotamente permite-te também teres mais facilidade em conseguires ir ao mercado de manhã para comprar fruta e legumes frescos.
- Podes ler também: Almoços saudáveis e rápidos: receitas para quem trabalha em casa
- Podes ler também: Trabalhar em casa: vantagens e desafios para uma alimentação saudável
Mais Produtividade…e Procrastinação
Trabalhar remotamente pode ser uma forma de seres mais produtivo. Não perdes tempo na deslocação até ao escritório. Tens total controlo no teu tempo e nos teus horários. Tens mais qualidade de vida.
Isso são tudo ingredientes que ajudam a que quem trabalha remotamente seja mais produtivo.
Segundo uma infografia realizada pelo site Surepayroll, mais de 2/3 dos empregados a quem é dada a possibilidade de trabalhar remotamente, tem aumento de produtividade quando trabalham a partir de casa.
Apesar desse aumento claro de produtividade, ser trabalhador remoto exige compromisso, responsabilidade e muito profissionalismo. Se assim não for, pode levar-te a uma gigante procrastinação e problemas profissionais. As vantagens são muitas, mas liberdade é também sinónimo de responsabilidade!
Clica aqui para veres o vídeo no YouTube sobre este tema.